Objetivos e eixos temáticos

Objetivos do projeto:

  • Incrementar o gosto e interesse pela ciência tanto das crianças como dos pais;
  • Incrementar a compreensão de conceitos e fenómenos científicos de forma contextualizada e integrada;
  • Desenvolver as competências (conteúdos, capacidades, atitudes e valores) científicas dos participantes;
  • Promover o envolvimento hands-on, minds-on e hearts-on dos participantes;
  • Promover uma imagem positiva e refletida acerca da ciência e da tecnologia;

O projeto “Ciência & Arte nos Alimentos” encontra-se estruturado em 8 eixos-temáticos estreitamente interrelacionados (Figura 1). Para cada eixo temático definiram-se atividades de natureza diversa que ocorrerão em ambientes/contextos distintos e podendo envolver diferentes elementos da comunidade.

Figura 1

O eixo-temático 1 “Explorando a origem e a produção de alimentos” trata da origem e produção de alimentos e encontra-se organizado em dois subtemas: (1A.) “Explorando a origem de alimentos”; e (1B.) “Cultivando plantas para todos”. No âmbito deste eixo temático estão previstas 12 atividades que se encontram interligadas.

O eixo-temático 2 “Conhecendo artefactos e utensílios ligados à alimentação ao longo do tempo” aborda a recolha e transporte de alimentos e contempla 8 atividades.

O eixo-temático 3 “Explorando diversas formas de conservação de alimentos” contempla 9 atividades onde serão exploradas as diversas processos de conservação de alimentos.

O eixo-temático 4 “Explorando a arte de cozinhar ao longo do tempo” está organizado em dois subtemas: (4A.) “Explorando a evolução de processos de confecção” que visa o envolvimento das crianças na pesquisa de processos de confecção e inerentes equipamentos ao longo do tempo; e (4B.) “Cozinhando com Arte & Ciência” que se centra na exploração da “Ciência” que está subjacente aos processos de confecção de alguns alimentos do dia-a-dia das crianças. Este eixo temático contempla 16 atividades.

O eixo-temático 5 “Momentos de degustação com Arte & Ciência” contempla dois tipos de atividades periódicas que se desenvolverão ao longo dos dois anos do projeto: os jantares de ciência temáticos e cafés & chás de Ciência. Estas atividades estarão abertas à participação de toda a comunidade local.

O eixo-temático 6 “Alimentando (Cons)ciência” está relacionado com a exploração da higiene e saúde alimentar e prevê 3 atividades.

O eixo-temático 7 “Ciência & Arte nos resíduos” contempla 3 atividades através das quais se pretende sensibilizar e mobilizar as crianças, pais/encarregados de educação e comunidade em geral para a promoção da política dos 5R’s, e incentivar a recolha seletiva de resíduos orgânicos e sua valorização orgânica.

No eixo-temático 8 A Arte de divulgar ciência”, pretende-se ensinar formas de divulgação de temas de ciência.

Deixe um comentário